quinta-feira, 15 de julho de 2010

Finanças na infância

Em sua edição OnLine, a revista Istoé Dinheiro publicou uma matéria a respeito do ensino de temas relacionados à economia para crianças. Vale a pena conferir!

Como lidar com a educação financeira das crianças?

Pais, escolas e instituições financeiras começam a passar os princípios básicos de como ensinar as crianças a lidar com o dinheiro

Por Flávia Gianini

33197422-ALTA.jpg

Leo guarda boa parte do que recebe há um ano e pretende continuar assim. A reserva tem uma finalidade: fazer uma viagem internacional no ano que vem. Para realizar esse sonho, ele não vai viajar nas suas próximas férias, em julho. Apesar do planejamento, ele não tem um valor determinado de poupança como meta, nem uma quantia específica para guardar semanalmente. Mas tudo bem, porque, apesar do projeto ambicioso, Leo tem apenas oito anos.

Filho do especialista em educação financeira infantil Álvaro Modernell, o garoto tem se saído bem engordando seu cofrinho. Sua irmã, Lorena, de apenas seis anos, também. Modernell esclarece que a viagem que a família vai fazer à Disney será paga pelos pais. Mas as compras e alguns passeios vão correr por conta dos pequenos. “É importante eles saberem que estão participando de um projeto familiar. Eles estão muito entusiasmados”, conta.

Autor de sete livros sobre educação financeira para crianças, Modernell afirma que muitos pais erram ao pensar que dinheiro não é assunto para criança. “Dinheiro faz parte da vida e a criança tem que aprender a lidar com ele”, afirma. Outros erram pelo excesso e falam com a criança como se ela fosse adulta. “Pais e professores devem lembrar que os conceitos ligados ao dinheiro ainda são muito abstratos para os pequenos”, pondera.

Não há uma idade específica para ensinar os filhos a lidar com as finanças. Mas, a partir dos seis anos, elas já podem ter os primeiros contatos com o dinheiro. Para isso, o especialista sugere jogos e livros ligados ao tema. “Banco imobiliário é um dos melhores jogos que existem para isso. Ensina o que é comprar, vender, lucrar, etc”, explica.

Para crianças menores, as fábulas infantis, como “A Cigarra e a Formiga” e “João e o Pé de Feijão”, introduzem muito bem os conceitos de economia, como a importância de ser previdente e poupar – a exemplo da formiga da história – e o risco de acabar sem nada se a ganância for demais, como aconteceu com o personagem João.

Confira a matéria na íntegra:

http://www.istoedinheiro.com.br


Vamos conversar!!

Vocês concordam com o ensino de assuntos como economia, uso do dinheiro, lucros e orçamento para crianças? Por quê?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!!